data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Cassal Jr (Agência Brasil)
Mais uma ocorrência relacionada ao auxílio emergencial foi registrada em Cruz Alta. Uma vítima relatou à Polícia Civil da cidade que sacou a primeira parcela do benefício em maio. Entretanto, quanto foi retirar o valor referente à segunda parcela, não havia dinheiro na conta. A atendente da Caixa lhe informou que o dinheiro já havia sido movimentado para o pagamento de um boleto. O caso aconteceu na terça-feira, e o boletim de ocorrência foi registrado na quinta.
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Também na terça, outra vítima de Cruz Alta acredita que a conta de acesso ao benefício tenha sido hackeada após o recebimento de um e-mail supostamente da Caixa. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima foi até o banco receber o valor do benefício, mas ao chegar foi informada que o saque já havia sido feito. Na delegacia, ela informou que teria recebido um e-mail com a solicitação do código para rastreamento da transação financeira. Após enviar o código, ela perdeu o aceso ao aplicativo Caixa Tem e posteriormente não conseguiu sacar o auxílio.
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O banco explica ainda que qualquer suposto contato pode ser caracterizado como tentativa de fraude. Nesse caso, é possível fazer uma denúncia pelos telefones 121 ou 0800-7070-2003, pelo site da ouvidoria do governo federal ou ir pessoalmente reportar o caso em uma agência da Caixa. além de registrar ocorrência.
COMO CONFERIR DADOS
Para consultar se seus dados são utilizados em uma possível fraude, basta entrar nesta página, digitar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. O site vai informar se o auxílio foi solicitado e o status (aprovado, não aprovado, retido ou dados inconclusivos) ou se não foi requerido.
Por meio de nota, a Caixa informou que o setor de segurança do banco faz monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com órgãos de Segurança Pública, para coibir esse tipo de fraude. Ainda conforme a Caixa, contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário supostamente prejudicado, em qualquer agência. Após análise, nos casos em que for comprovado eventual saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.